O Sindicato Brasiliense de Hospitais, Casas de Saúde e Clínicas – SBH, reuniu-se com a deputada Distrital, Dayse Amarilio (PSB/DF), em seu gabinete, na Câmara Legislativa do Distrito Federal, no último dia 26 de janeiro.
Na pauta, projetos para alavancar inovações tecnológicas para a área da saúde do Distrito Federal, como a melhoria na formação de enfermeiros e técnicos de enfermagem, a incorporação de centros de simulação realísticas na formação pública e privada.
Foi tratado também sobre a necessidade de a Câmara Legislativa ter uma especial atenção com o setor da saúde suplementar do DF. Em algumas oportunidades, tramitaram naquela casa legislativa projetos de lei que causaram muitos impactos negativos ao setor, alguns que inclusive extrapolaram a competência legal da Câmara Legislativa, obrigando ao SBH ingressar com ações judiciais para sua revogação.
O SBH destacou a parlamentar que a área da saúde privada é intensiva de mão de obra, sendo a segunda, com o maior número de trabalhadores diretos com carteira assinada no Distrito Federal (113.385), ficando atrás unicamente do setor do comércio. Foi destacado ainda, que o setor é composto por 76% de mão de obra do gênero feminino e a principal faixa de contratação no setor está entre os jovens de 18 a 24 anos, sendo assim, responsável como o primeiro emprego formal dessas trabalhadoras.
O SBH esteve representado pela sua superintendente, Danielle Feitosa, o gerente de relações institucionais e governamentais, Clovis Queiroz e pelo consultor jurídico, Marcos Ottoni.