SBH e SindEnfermeiros/DF fecham o primeiro piso regionalizado do país pós decisão do STF

Em um movimento histórico para o setor de saúde do Distrito Federal, o Sindicato Brasiliense de Hospitais, Casas de Saúde e Clínicas (SBH) e o Sindicato dos Enfermeiros do DF (SindEnfermeiros/DF) celebraram uma convenção coletiva de trabalho que estabelece a implementação regionalizada do piso nacional da enfermagem. Essa medida representa um marco importante, não só para o Distrito Federal, mas para todo o país, pois é a primeira realizada após a decisão do Supremo Tribunal Federal de dezembro de 2023, que define remunerações regionalizadas para os profissionais da enfermagem.

A partir de março de 2024, os enfermeiros que trabalham 44 horas semanais verão um ajuste significativo em seus salários, com um aumento progressivo previsto até julho de 2024. Essa escalada salarial demonstra o comprometimento do setor em valorizar esses profissionais, assegurando que a qualidade do atendimento em saúde seja mantida e aprimorada.

Além do aumento salarial, a convenção coletiva estabelece cláusulas que refletem um entendimento profundo das necessidades dos enfermeiros, como a proporcionalidade salarial de acordo com a jornada de trabalho e a inclusão do auxílio-refeição. Essas medidas buscam não apenas cumprir com obrigações legais, mas também promover um ambiente de trabalho mais justo e motivador.

Para a classe empresarial da saúde, essas mudanças representam uma oportunidade de investimento em capital humano, que é o coração do setor, atrelada a capacidade financeira do segmento para o atendimento da Lei do Piso Nacional da Enfermagem.

Essa convenção coletiva é um exemplo claro de como a negociação coletiva pode resultar em avanços significativos para ambos os lados, em um setor tão vital quanto o da saúde. Encorajamos todos os empresários e gestores da saúde do Distrito Federal a se familiarizarem com os detalhes da convenção e a refletirem sobre como essas mudanças podem ser integradas e celebradas em suas próprias práticas e políticas organizacionais.

A iniciativa tomada pelo SBH e SindEnfermeiros/DF é um passo positivo em direção a um futuro onde o cuidado com a saúde é valorizado e respeitado, demonstrando o poder da colaboração e do diálogo construtivo no avanço das relações do trabalho da saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Leia também:

Sobre o Sindicato Brasiliense de Hospitais Casas de Saúde e Clínicas - SBH

Sindicato Brasiliense de Hospitais, Casas de Saúde e Clínicas

+15 mil empresas representadas no DF