Pelo menos 5 instituições privadas do DF sinalizaram intenção de cortes; justificativa seria ajuste no piso da enfermagem.
Pelo menos 5 hospitais privados do Distrito Federal notificaram o Sindate-DF (Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem no Distrito Federal) sobre a intenção de iniciar processos de demissão de profissionais da enfermagem.
A informação foi confirmada ao Poder360 pela Superintendente do SBH (Sindicato Brasiliense de Hospitais – Casas de Saúde e Clínicas), Danielle Feitosa, que representa os hospitais nas negociações com os sindicatos laborais.
O envio de ofício comunicando o sindicato faz parte de um rito legal prévio aos cortes, ao qual empresas estão sujeitas em caso de demissões em massa. O ofício, no entanto, não é garantia de que cortes serão, de fato, concretizados, mas pressupõe um diálogo entre patrões e trabalhadores.
Segundo Feitosa, os hospitais alegam que não possuem capital necessário para arcar com o reajuste total do piso e que houve tentativa de negociar redução de valores e condições de pagamento dos salários com a classe, mas sem sucesso.
Reuniões entre os hospitais e os sindicatos estão sendo marcadas para a próxima semana. A expectativa é de que se possa encontrar um consenso, evitando, assim, as dispensas.
Fonte: https://www.poder360.com.br