Vacina bivalente disponível para maiores de 60 anos a partir de segunda (6)

DF tem mais de 80 locais de vacinação com o imunizante e mantém média de mais de 5,8 mil vacinas aplicadas por dia. Confira os locais

A partir da próxima segunda-feira (6), mais de 80 unidades básicas de saúde do Distrito Federal vão aplicar a versão bivalente da vacina da Pfizer contra a covid-19 em todas as pessoas com 60 anos de idade ou mais. Até o momento, o imunizante é autorizado para os maiores de 70, além de indígenas, quilombolas, ribeirinhos e pessoas imunocomprometidas com pelo menos 12 anos.

A Pfizer bivalente é aplicada a partir de quatro meses da segunda dose ou da última dose de reforço. Quem não tiver recebido a primeira ou a segunda dose terá que iniciar o esquema vacinal com a monovalente, também disponível em unidades da Secretaria de Saúde (SES).

A vacina bivalente oferece proteção contra a variante original do vírus causador da covid-19 e contra as cepas que surgiram depois, como a ômicron.

Para se imunizar, é necessário levar documento de identificação e, se possível, o cartão de vacina com registro das doses já recebidas. As pessoas imunocomprometidas também precisam levar laudo ou relatório médico comprobatório de sua situação. A lista completa dos locais de vacinação está disponível no site da Secretaria de Saúde.

Mais de 80 unidades básicas de saúde do Distrito Federal vão aplicar a versão bivalente da vacina da Pfizer contra a covid-19 em todas as pessoas com 60 anos de idade ou mais. Foto: Sandro Araújo – Agência Saúde-DF

5.800 vacinas por dia

A gerente da Rede de Frio da Secretaria de Saúde, Tereza Luiza Pereira, informa que nesta sexta-feira (3), o Ministério da Saúde enviou mais 65.586 doses da Pfizer bivalente, totalizando 247.026 imunizantes desse tipo. O esforço é para garantir a disponibilidade das vacinas nos locais indicados. “A procura está grande em todas as regiões de saúde, pois todas elas estão vindo retirar a vacina constantemente”, afirma. Até a noite de quinta-feira (2), foram 23.305 doses aplicadas no Distrito Federal nos quatro primeiros dias, uma média de 5.826 doses aplicadas por dia.

A coordenadora de Atenção Primária da Secretaria de Saúde, Ramá Celani, destaca o trabalho para garantir uma vacinação tranquila. “Temos 84 UBSs aplicando a vacina bivalente, o que permite uma oferta bem capilarizada, o que evita o congestionamento em cada ponto de vacinação. Não temos notícia de filas longas ou intercorrências ao longo desta semana”, garante.

Uma das medidas para assegurar o atendimento tranquilo foi um curso específico voltado para os servidores que manejam e aplicam as vacinas bivalentes, com mais de 300 participantes. As equipes também lidam diariamente com os imunizantes monovalentes contra a covid-19, as vacinas de uso infantil e todas as demais do calendário de rotina.

Fonte: https://www.saude.df.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Leia também:

Sobre o Sindicato Brasiliense de Hospitais Casas de Saúde e Clínicas - SBH

Sindicato Brasiliense de Hospitais, Casas de Saúde e Clínicas

+15 mil empresas representadas no DF