Unidades Básicas de saúde recebem brinquedos para atividades com crianças

Material será utilizado pelos profissionais da Atenção Primária para potencializar ações e intervenções no desenvolvimento infantil

Preocupada com o desenvolvimento das crianças após o cenário de pandemia e isolamento domiciliar, a Secretaria de Saúde adquiriu brinquedos que vão ajudar no desenvolvimento infantil. A aquisição foi feita por meio de um termo de cooperação técnica com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

O material será utilizado em crianças de todas as idades. De acordo com a gerente de apoio à Saúde da Família, Ângela Sacramento, o objetivo de utilizar brinquedos nas atividades terapêuticas é favorecer o desenvolvimento infantil, fazendo o acompanhamento de possíveis alterações neuropsicomotoras que possam ter ocorrido após a pandemia.

“Houve queixas de profissionais de escolas e de saúde com relação à pandemia e seu potencial risco para o desenvolvimento infantil, principalmente da primeira infância. Essas crianças foram muito prejudicadas com a quebra do convívio social e com aulas remotas de forma online, o que pode ter acarretado algum tipo de prejuízo”, destaca.

Um total de 166 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) já começaram a receber os brinquedos, que serão utilizados nas atividades terapêuticas e intervenções individuais e em grupo, realizadas no âmbito da Atenção Primária à Saúde. Todas as UBSs das regiões de saúde, Central, Leste, Norte e Oeste já receberam os brinquedos, totalizando 97 unidades. Até 1º de fevereiro as demais também serão contempladas.

Os brinquedos serão utilizados de imediato pelos profissionais que atuam nos Núcleos Ampliados de Saúde da Família (NASF). Para os profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF) haverá um treinamento que envolve capacitação, instrumentação e implementação da prática junto às equipes. O trabalho desses profissionais será focado na orientação parental e ações com a família da criança. A capacitação com estas equipes está prevista para ocorrer a partir de maio.


Foto: Divulgação/SES-DF

Fonte: https://www.saude.df.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Leia também:

Sobre o Sindicato Brasiliense de Hospitais Casas de Saúde e Clínicas - SBH

Sindicato Brasiliense de Hospitais, Casas de Saúde e Clínicas

+15 mil empresas representadas no DF