Saúde emitirá nota técnica com orientações sobre vacinação contra dengue para adolescentes de 12 a 14 anos

Distrito Federal já ampliou a vacinação para essa faixa etária após baixa procura para crianças entre 10 e 11 anos

O Ministério da Saúde deve emitir uma nota técnica nesta quarta-feira (6) com orientações sobre a vacinação contra a dengue para adolescentes de 12 a 14 anos.

Em coletiva de imprensa na terça-feira (5), a ministra da Saúde, Nísia Trindade, disse ter recebido pedido de estados para ampliar o público da vacinação.

Uma das preocupações é com o vencimento das doses. O Distrito Federal, por exemplo, já anunciou na própria terça-feira a vacinação para o grupo de 12 a 14, uma vez que os imunizantes vencem no dia 30 de abril.

A secretária em Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, explicou que a nota técnica do Ministério da Saúde será emitida após análise para evitar falta de doses em algumas regiões.

“Como a ministra explicou, estados estão contactando para mudança da faixa etária inicial de 10 a 11 anos. Um estudo foi feito na semana passada. O programa vai emitir uma nota técnica, acredito que nesta quarta (6), que será enviada para estados e municípios com as orientações, dando essa possibilidade de ampliação de 10 a 14”.

Segundo Ethel, a nota técnica dará orientações sobre a possibilidade de ampliação da faixa de idade para que não faltem doses. Cada estado deverá adotar uma estratégia para evitar problemas.

“Quando a gente inicia a estratégia, a gente pensa de um jeito. Mas o mundo real é diferente e a gente reavalia, sempre em acordo com estados e municípios para ter uma ação integrada”, afirmou Ethel.

No último balanço divulgado pelo Ministério da Saúde, o Brasil contabiliza neste ano 299 mortes provocadas pela dengue e 1.253.919 casos.\

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Leia também:

Sobre o Sindicato Brasiliense de Hospitais Casas de Saúde e Clínicas - SBH

Sindicato Brasiliense de Hospitais, Casas de Saúde e Clínicas

+15 mil empresas representadas no DF