Novos casos de covid-19 no DF alertam para a importância da vacinação

Foram confirmadas 625 novas infecções em uma semana, metade da população ainda não tomou dose de reforço

A chegada de uma nova subvariante da covid-19 no Distrito Federal e o aumento do número de casos confirmados da doença não são motivos para pânico, mas ligam um sinal de alerta para a importância da vacinação e da etiqueta respiratória. É o que mostra o novo boletim epidemiológico de covid-19 divulgado pela Secretaria de Saúde (SES-DF), nesta quarta-feira (6).

Entre os dias 27 de agosto e 3 de setembro, o Distrito Federal registrou 626 novos casos de covid-19. Na semana epidemiológica anterior, foram 497 novos casos. Isso fez o índice R(t), a taxa de transmissão da doença, chegar a 1,36. Na prática, cada grupo de 100 pacientes contaminados irá transmitir a doença para outros 136, o que significa uma aceleração da pandemia, ainda que com números absolutos baixos.

O subsecretário de vigilância em saúde da SES-DF, Divino Valero, diz que essa elevação no número de casos não está necessariamente relacionada à subvariante Éris, confirmada em agosto no Distrito Federal. “Até o momento não é possível confirmar que o aumento esteja associado à nova subvariante, pois das amostras coletadas, apenas uma foi positiva para ela”, explica.

Secretaria de Saúde adota estratégias para ampliar a cobertura vacinal contra a covid-19 no DF. Foto Sandro Araújo/Agência Saúde-DF.

Essa nova subvariante da Ômicron, denominada de EG.5.1, apelidada internacionalmente de Éris, já circula, pelo menos, desde fevereiro, tendo sido confirmada em mais de 50 países. No Brasil, o primeiro caso reportado foi no estado de São Paulo, onde a confirmação ocorreu em 17 de agosto. Não há indicativo de que a subvariante seja mais letal ou mais contagiosa que a Ômicron, variante identificada no DF pela primeira vez em dezembro de 2021.

Divino Valero, porém, alerta que este período do ano no Distrito Federal pode levar a um aumento do número de casos de doenças respiratórias, incluindo a covid-19 e a gripe. “Estamos em um período sazonal de circulação de vírus circulatórios e o próprio Ministério da Saúde estima que nas próximas semanas vamos continuar com esse aumento”, afirma. Para evitar contaminação, as principais dicas continuam sendo as medidas de higiene, etiqueta respiratória e vacinação.

Metade da população sem dose de reforço

Até o dia 4 setembro, a média da cobertura vacinal contra a covid-19 é de 81,9% para uma dose e de 78,7% para as duas doses. Todas as faixas etárias acima dos 12 anos de idade estão com pelo menos 81,2% de cobertura para as duas doses. No entanto, somente 51,3% da população retornou às unidades de saúde para receber pelo menos um reforço.

Entre as crianças, a situação é mais preocupante: 43,9% dos meninos e meninas de 5 a 11 anos não tomaram a segunda dose. O índice sobe para 82,7% para os de 3 e 4 anos e 90,4% para os bebês de um ano a seis meses. O único caso confirmado da subvariante Éris no DF foi de uma menina exatamente nessa faixa etária, de zero a dois anos. Vale lembrar que as crianças de 5 a 11 anos podem receber uma dose de reforço, mas somente 11,8% já foram levadas a um local de vacinação.

A SES-DF conta com cerca de 100 locais de vacinação de segunda a sexta-feira com oferta de imunizantes contra a covid-19. Também há ações aos fins de semana e em locais de grande concentração de pessoas, como em escolas, shoppings e feiras. Também são disponibilizadas vacinas contra a gripe e outras doenças (febre amarela, HPV, tétano, sarampo, coqueluche, etc).

Vacinação é a melhor estratégia para combater a Covid-19. Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF.

Óbitos

A Secretaria de Saúde também confirmou nesta semana mais dois óbitos de covid-19 no DF, ocorridos em 21 de maio. Foram duas senhoras, uma com idade entre 70 e 79 anos, e outra com 80 anos ou mais, ambas com comorbidades. Até o momento, foram 11.888 óbitos ocorridos no DF, sendo 35 em 2023, o mais recente em 21 de julho de 2023.

Fonte: https://www.saude.df.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Leia também:

Sobre o Sindicato Brasiliense de Hospitais Casas de Saúde e Clínicas - SBH

Sindicato Brasiliense de Hospitais, Casas de Saúde e Clínicas

+15 mil empresas representadas no DF