Fiocruz alerta sobre ressurgimento do sorotipo 3 do vírus da dengue no país

Pesquisadores afirmam que circulação estava ausente há mais de 15 anos e representa preocupação pela possibilidade de novas epidemias da doença no Brasil

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) fez um alerta, nesta quarta-feira (10), sobre o ressurgimento recente do sorotipo 3 do vírus da dengue no Brasil. São conhecidos quatro tipos do vírus da dengue, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, que estão associados a epidemias sazonais ao longo do tempo.

De acordo com a Fiocruz, esse tipo específico não causa epidemias no País há mais de 15 anos. No entanto, um estudo coordenado por cientistas do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e pelo Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz Amazônia) revela quatro casos de infecção relacionados a esse sorotipo registrados neste ano em Roraima, na região Norte, e no Paraná, no Sul do país.

Os pesquisadores alertam que a circulação de um sorotipo que estava ausente há um tempo significativo representa uma preocupação sobre a possibilidade de novas epidemias no Brasil.

“Nesse estudo, fizemos a caracterização genética dos casos de infecção pelo sorotipo 3 do vírus dengue. É um indicativo de que poderemos voltar a ter, talvez não agora, mas nos próximos meses ou anos, epidemias causadas por esse sorotipo”, explica o virologista Felipe Naveca, pesquisador da Fiocruz Amazônia e do Laboratório de Arbovírus e Vírus Hemorrágicos do IOC, em comunicado.

Detalhes da análise

Os resultados do estudo foram publicados em formato preprint, sem revisão por pares, e a pesquisa foi submetida para publicação em periódico científico. Participaram da análise especialistas dos Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacens) de Roraima e do Paraná e de outras diversas instituições de pesquisa.

O estudo aponta que a linhagem detectada foi introduzida nas Américas a partir da Ásia, entre os anos de 2018 e 2020, provavelmente a partir do Caribe, como explica o pesquisador Felipe Naveca.

“A linhagem que detectamos do sorotipo 3 não é a mesma que já circulou nas Américas e causou epidemias no Brasil no começo dos anos 2000. Nossos resultados mostraram que houve uma nova introdução do genótipo III do sorotipo 3 do vírus da dengue nas Américas, proveniente da Ásia. Essa linhagem está circulando na América Central e recentemente também infectou pessoas nos Estados Unidos. Agora, identificamos que chegou ao Brasil”, relata Naveca.

Dos quatro casos analisados, três são referentes a infecções autóctones de Roraima, de pacientes que se infectaram no Estado e não tinham histórico de viagem. Já o caso no Paraná foi importado, diagnosticado em um indivíduo vindo do Suriname.

Segundo o estudo, os casos foram inicialmente identificados pelos Lacens de Roraima e do Paraná, respectivamente. As amostras também foram analisadas pelo Instituto Evandro Chagas, no Pará, e pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos Estados Unidos.

“Foram as equipes do CDC de Porto Rico e do departamento de saúde da Flórida que identificaram os casos vindos de Cuba e nos EUA. Assim, esse é um alerta válido não só para o Brasil, mas para toda a região das Américas. Tendo em vista estarmos vivendo um grande número de casos de arboviroses esse ano no Brasil, a detecção de um novo sorotipo do vírus da dengue não é uma boa notícia”, disse o pesquisador.

O vírus da dengue possui quatro sorotipos. A infecção por um deles gera imunidade contra o mesmo sorotipo, mas é possível contrair dengue novamente se houver contato com um sorotipo diferente.

De acordo com a Fiocruz, o risco de uma epidemia com o retorno do sorotipo 3 ocorre por causa da baixa imunidade da população, uma vez que poucas pessoas contraíram esse vírus desde as últimas epidemias registradas no começo dos anos 2000. Existe ainda o perigo da dengue grave, que ocorre com mais frequência em pessoas que já tiveram a doença e são infectadas novamente, por outro sorotipo.

A pesquisa contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam); da Rede Genômica de Vigilância em Saúde do Amazonas; da Rede Genômica Fiocruz; do Inova Fiocruz (Inovação Amazônia); do Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit) do Ministério da Saúde do Brasil; do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Leia também:

Sobre o Sindicato Brasiliense de Hospitais Casas de Saúde e Clínicas - SBH

Sindicato Brasiliense de Hospitais, Casas de Saúde e Clínicas

+15 mil empresas representadas no DF