Enfermagem no contexto das hepatites virais é tema de novo curso da UNA-SUS, com 50 mil vagas

Capacitação faz parte das estratégias adotadas pelo Ministério da Saúde para eliminação das hepatites virais até 2030

Estão abertas as matrículas para o curso online “A Enfermagem no Contexto das Hepatites Virais”, voltado a profissionais de enfermagem, mas também aberto a demais interessados no tema. As inscrições seguem até 29 de novembro de 2023. Após a matrícula, o início do curso é imediato. No total, estão disponíveis 50 mil vagas.

A capacitação é uma oferta da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – instituição integrante da Rede UNA-SUS, e fruto da parceria com o Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (SVSA/MS).

O curso possui 40 horas-aula. Os enfermeiros serão apresentados aos conceitos de políticas de saúde para ampliar o acesso à prevenção, rastreio, diagnóstico, tratamento e acompanhamento de grupos sociais vulneráveis, além de elementos sobre o enfrentamento das hepatites virais, considerando o processo saúde-doença nos grupos sociais de seus territórios de atuação.

Eliminação das hepatites virais até 2030

O Brasil é signatário da proposta da Organização Mundial de Saúde para eliminar as hepatites virais como problema de saúde pública até 2030. O objetivo é reduzir em 90% as novas infecções e 65% a mortalidade por esses agravos. Nesse contexto, a capacitação da enfermagem para o cuidado às pessoas com hepatites virais é uma das estratégias.

A enfermagem é uma área estratégica, com atuação direta na elaboração, implementação, ampliação e gestão das políticas públicas no Sistema Único de Saúde (SUS), em virtude do seu potencial multiplicador e articulador junto às equipes, em todos os níveis de atenção, principalmente na Atenção Primária à Saúde (APS).

Fonte: https://www.gov.br/saude

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Leia também:

Sobre o Sindicato Brasiliense de Hospitais Casas de Saúde e Clínicas - SBH

Sindicato Brasiliense de Hospitais, Casas de Saúde e Clínicas

+15 mil empresas representadas no DF