Cofen anuncia data de inscrição no Pós Tec Enfermagem

As inscrições para o Programa de Especialização para os Técnicos de Enfermagem (Pós Tec Enfermagem), começam em fevereiro de 2023.

O que é o Pós Tec Enfermagem?

O Programa de Especialização para os Técnicos de Enfermagem (Pós Tec Enfermagem), é uma inciativa do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). O programa, foi aprovou no dia 26 de outubro de 2022 durante a 534ª Reunião Ordinária de Plenário (ROP). O Pós Tec Enfermagem é gratuita em nível de pós-educação profissional para os Técnicos de Enfermagem e Auxiliares de Enfermagem.

Objetivo

A iniciativa tem o objetivo de qualificar os profissionais de nível médio para uma prática “especializada“, contribuindo para a “melhoria da assistência e para a democratização do acesso à atualização profissional“, afirma o Cofen.

A especialização terá uma carga horária de 300 horas, a expectativa era de que os cursos seriam iniciados ainda em 2022, o que não foi possível devido a turbulência que a enfermagem enfrentou no cenário nacional quanto às reivindicações da implantação do Piso Salarial da Enfermagem.

Quantas pessoas serão alcançadas com o Pós Tec Enfermagem?

Segundo o Cofen, os técnicos de enfermagem, faz parte da “maior categoria profissional da Enfermagem” e que produzem “efeitos positivos diretos na Saúde Coletiva” e que contribuem para o aumento da autonomia da categoria. Sabendo da importância desses profissionais na assistência, a previsão é de que o programa capacite inicialmente “10 mil profissionais anualmente.

Onde será realizado?

O Cofen, está realizando visitas às instituições para alinhar todos os pontos como estruturas físicas, funcionais e tecnológicas para identificar possíveis instituições parceiras com capacidade de promover os cursos de qualificação a nível nacional.

Quem poderá participar do Pós Tec Enfermagem?

Poderão realizar a especialização os técnicos e auxiliares de Enfermagem do Brasil. O Cofen ainda não divulgou os critérios de elegibilidade para a realização da especialização, mas acredita-se que para ser elegível, o profissional deve estar inscrito regulamente no Coren, sem pendências com o Coren e muito provavelmente haverá critério relacionado ao tempo de inscrição no Coren.

Quando começa as inscrições para o Pós Tec Enfermagem?

O Conselho Federal de Enfermagem, divulgou hoje, (27/01) sexta-feira, que o programa está na fase final de implantação e já divulgou as datas. O primeiro edital estará disponível no dia 30 de janeiro e as inscrições acontecem de 7 a 14 de fevereiro, exclusivamente pela multiplataforma “CofenPlay“. Para se cadastrar no aplicativo, basta acessar o link CofenPlay.

Os profissionais terão apenas 7 dias para se inscrever. É necessário ficar atento às datas e exigências para ganhar essa especialização.

Fonte: https://www.souenfermagem.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Leia também:

Sobre o Sindicato Brasiliense de Hospitais Casas de Saúde e Clínicas - SBH

Sindicato Brasiliense de Hospitais, Casas de Saúde e Clínicas

+15 mil empresas representadas no DF