ANS institui Certificação em Parto Adequado

Objetivo é promover a qualidade e segurança no cuidado em saúde às gestantes e bebês

Adiretoria colegiada da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aprovou, na reunião realizada no dia 06/02, a proposta de implementação da Certificação de Boas Práticas na Linha de Cuidado Materna e Neonatal (CBP Parto Adequado). O objetivo é estimular operadoras de planos de saúde e suas redes assistenciais a adotarem medidas que garantam às mulheres o direito ao pré-natal, parto e puerpério de qualidade e seguros, melhorando a experiência da beneficiária e os resultados em saúde de mães e bebês. 

De acordo com o diretor de Desenvolvimento Setorial, Maurício Nunes, a Certificação em Parto Adequado foi eleita para compor o Programa de Certificação de Boas Práticas em Atenção à Saúde por ser essa uma área crítica e prioritária, com questões importantes a serem enfrentadas. O diretor citou, como exemplos, a proporção de cirurgias cesarianas elevadas – muito acima das praticadas no mundo –, uma rede de atenção desarticulada, ausência de coordenação do cuidado e necessidade de incremento no monitoramento e avaliação dos resultados em saúde. “Os dados apurados pela ANS apontam que 81,76% dos partos realizados na saúde suplementar em 2021 foram por via cesariana. Esses percentuais não encontram parâmetro técnico no mundo”, destacou Nunes.  

Para a gerente de Estímulo à Inovação e Avaliação da Qualidade Setorial, Ana Paula Silva Cavalcante, “Desde seu lançamento, o Movimento Parto Adequado já evitou mais de 20 mil cesáreas desnecessárias, com uma redução de 16% nas internações em UTI neonatal”,  alerta.

Angélica Carvalho, diretora-adjunta de Desenvolvimento Setorial, explica que: “É importante fornecer às mulheres informações de saúde para que possam adotar o melhor autocuidado possível e disponível. Nesse sentido, é de suma importância divulgar e informar que o parto vaginal espontâneo, é considerado mais eficiente pela literatura cientifica e ciência médica, podendo gerar maiores e melhores benefícios às gestantes e aos recém-nascidos”. 

Sobre a certificação 

A CBP Parto Adequado se dá no âmbito do Programa de Certificação de Boas Práticas em Atenção à Saúde das Operadoras de Planos Privados de Saúde, regulamentado pela RN nº 506. Integra a fase 3 do Movimento Parto Adequado e contou a participação de diversos parceiros entre eles o Hospital Israelita Albert Einstein, e o Institute for Healthcare Improvement (IHI), com o apoio do Ministério da Saúde, para promover práticas seguras e de qualidade.

A Certificação de Boas Práticas em Atenção à Saúde é um processo voluntário de verificação da conformidade com os requisitos estabelecidos pela ANS para redes de atenção ou linhas de cuidado específicas de operadoras estratégicas para o setor de saúde suplementar. A verificação é feita por meio de auditorias realizadas, por entidades acreditadoras em saúde independentes, mas que devem ser reconhecidas pela ISQua (The International Society for Quality in Health Care) ou pelo Inmetro, e homologadas pela ANS.   

A Certificação em Parto Adequado é concedida às operadoras que atendam aos critérios estabelecidos pela ANS no Manual de Certificação de Boas Práticas na Linha de Cuidado Materna e Neonatal como a realização de práticas clínicas adequadas, a disponibilidade de recursos humanos e materiais, além de outros aspectos relacionados à infraestrutura, letramento, experiência da beneficiária e qualidade do atendimento.

Para participar, a operadora deverá preencher alguns requisitos: 

  • não estar em plano de recuperação assistencial; 
  • não estar em regime especial de direção técnica ou fiscal;
  • ter um desempenho mínimo do IDSS igual ou maior que 0,5; e 
  • apresentar uma cobertura populacional mínima baseada no total de partos cobertos no período de 12 meses anteriores.   

A CBP Parto Adequado se baseia em quatro pilares: I) Organização da jornada da gestante; II) ênfase no cuidado pré-natal; (III) Adoção de boas práticas baseadas em evidências científicas; (IV) Coordenação da Linha de Cuidado Materna e Neonatal. Dessa forma, abrange todo ciclo gravídico e puerperal.   

Os requisitos e critérios detalhados estão descritos no Manual de Boas Práticas na Linha de Cuidado Materna e Neonatal (CBP Parto Adequado). O documento estabelece práticas e padrões para a melhoria da qualidade do cuidado às gestantes e recém-nascidos. O manual define diretrizes e critérios para  a qualidade dos serviços de saúde oferecidos a essa população, incluindo aspectos como gestão, infraestrutura, processos assistenciais, relações com pacientes e profissionais, entre outros. 

Histórico de certificações 

A primeira certificação do Programa de Certificação de Boas Práticas em Atenção à Saúde das Operadoras de Planos Privados de Saúde, lançada em dezembro de 2018, foi em boas práticas em Atenção Primária à Saúde (APS). O programa previu na época a possibilidade de criação e inclusão de outras certificações em outras linhas de cuidado prioritárias., como a linha de cuidado materna e neonatal.

Fonte: https://www.gov.br/ans

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Leia também:

Sobre o Sindicato Brasiliense de Hospitais Casas de Saúde e Clínicas - SBH

Sindicato Brasiliense de Hospitais, Casas de Saúde e Clínicas

+15 mil empresas representadas no DF