Um dos receios é em relação a substituição de hospitais com qualidade certificada por outros que não tenham certificados equivalentes
Dirigentes de entidades representativas de hospitais e prestadores de serviços em saúde, em audiência com a Diretoria de Normas e Habilitação de Produtos (Dipro), comandada por Alexandre Fioranelli, na sede da ANS, no Rio de Janeiro, manifestaram preocupações do setor em relação à Resolução Normativa que regerá a substituição ou a exclusão de hospitais do plano de saúde.
Um dos receios é em relação ao fato de a nova norma passar a permitir a substituição de hospitais acreditados (com qualidade certificada) por outros que não tenham certificados equivalentes. Eles também indagam a mudança que permitirá que o descredenciamento de um hospital seja substituído por um estabelecimento situado em outra cidade. Em teoria, isso poderia penalizar o paciente, obrigando-o a deslocar para outra cidade em busca de atendimento.
Segundo o presidente da Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde), Breno Monteiro, a expectativa das entidades é de que o diálogo se mantenha aberto e que a norma sofra alterações que contribuam para o equilíbrio das relações entre operadoras e prestadores e para a melhoria da assistência aos beneficiários dos planos.
Fonte: https://oglobo.globo.com