Três cursos de formação voltados a profissionais da enfermagem estão com inscrições abertas

Para participar, é necessário fazer cadastro e matrícula dentro do prazo estabelecido

Três cursos gratuitos para formação de profissionais da enfermagem somam 70 mil vagas na plataforma UNA-SUS. Por serem ofertadas online, as ofertas educacionais oportunizam a participação de profissionais alocados em todo o território nacional. Os conteúdos possuem enfoque prático, baseado na rotina dos profissionais de saúde e em suas reais necessidades. Para participar, é necessário fazer cadastro e matrícula dentro do prazo estabelecido.

Situações Clínicas Comuns na Atenção Primária à Saúde – Enfermagem

A oferta educacional, com carga horária de 45 horas, fica com as inscrições abertas até 31 de julho. O objetivo é proporcionar aos profissionais de saúde o aprimoramento em situações clínicas comuns na Atenção Primária à Saúde. A capacitação é de autoaprendizagem e oportuniza a formação por meio de casos clínicos interativos, que enfocam o desenvolvimento do raciocínio clínico e o aprofundamento dos conhecimentos em diferentes grupos populacionais.

Situações Clínicas Comuns na Atenção Primária à Saúde II – Enfermagem

Com carga horária de 45 horas, este curso também fica com matrículas abertas até 31 de julho. A formação reforça a importância da Atenção Primária à Saúde, porta de entrada do SUS. A APS integra as ações preventivas e curativas, tanto individual quanto coletivamente, de forma que os princípios de universalidade, integralidade e equidade da atenção sejam garantidos. Considerando a importância e amplitude das ações e, principalmente, a demanda dos profissionais de saúde, essa habilitação propõe qualificar a abordagem à mulher na prevenção do câncer de colo uterino e mamas, no pré-natal de baixo risco, entre outras.

A Enfermagem no Contexto das Hepatites Virais

As inscrições ficam abertas até 29 de novembro. A carga horária é de 40 horas. O trabalho dos enfermeiros na atenção às hepatites virais é fator fundamental para o enfrentamento e combate dessas doenças. Nesse curso, os enfermeiros serão apresentados a conceitos e elementos que subsidiarão suas práticas, a partir da determinação social do processo saúde-doença nos grupos sociais de seus territórios de atuação.

Agenda internacional

A secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Isabela Pinto, está representando o Brasil em missão internacional nos Estados UnidosEntre as agendas, juntamente com a secretária, o diretor do Departamento de Gestão e Regulação do Trabalho em Saúde, Bruno Guimarães, participou de um evento comemorativo ao Dia Internacional da Enfermagem, à convite da Organização Pan-Americana da Saúde, integrando a mesa de discussão ‘Ampliação da Disponibilidade de Profissionais de Enfermagem e o Papel das(os) Enfermeiras(os) em Populações Vulneráveis e Negligenciadas’.

A Opas/OMS propõe aos Estados Membros a discussão sobre a disponibilidade, a capacidade, o mercado de trabalho e a regulação de enfermeiros qualificados, com a finalidade de ampliar o acesso aos serviços primários de saúde e a cobertura das populações da Região das Américas, principalmente aquelas que vivem em condições de vulnerabilidade.

Fonte: https://www.gov.br/saude

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Leia também:

Sobre o Sindicato Brasiliense de Hospitais Casas de Saúde e Clínicas - SBH

Sindicato Brasiliense de Hospitais, Casas de Saúde e Clínicas

+15 mil empresas representadas no DF