Representante do Sindicato de Hospitais ministra palestra sobre mercado de trabalho em evento do Senac

O Sindicato Brasiliense de Hospitais, Casas de Saúde e Clínicas (SBH) realizou na tarde desta quinta-feira (23), no Centro Educação Profissional Antonio Matias, na 903 Sul, uma palestra sobre mercado de trabalho no setor de saúde. A apresentação fez parte da Jornada do Técnico Profissional do Senac-DF, que teve início na quarta-feira e contou com diversas oficinas e workshops para alunos da instituição. O gerente de relações do trabalho do sindicato, Clovis Queiroz, falou aos presentes sobre números relevantes de profissionais no mercado de trabalho, além de destacar a importância do técnico de enfermagem no segmento.

Clovis informou que a área da saúde é o segundo setor que mais emprega no Distrito Federal. “Quando se pensa em Brasília, vem a cabeça que a maioria dos funcionários é do setor público. Isso já foi uma grande verdade, mas com o passar do tempo, a dependência do funcionalismo diminuiu bastante. Hoje, o setor que mais emprega no DF é o comércio, com 170 mil trabalhadores, seguido pela saúde, com 110 mil trabalhadores com CLT e depois a indústria, com 39 mil”, salientou Clovis. “Existem 23 mil empresas na área da saúde no DF. É muita empresa para ser ignorada pelos entes governamentais. Esse número só tende a crescer”, disse.

Em âmbito nacional, são mais de 2,7 milhões de trabalhadores. “Gerar postos de trabalho na área de saúde é uma constante no nosso setor. Nos próximos 30 anos esse segmento só vai crescer. A população, como um todo, está envelhecendo, o ser humano está vivendo mais”, destacou. Sobre os técnicos de enfermagem, Clovis falou da importância desses profissionais no funcionamento da saúde no País. “Hoje, os técnicos de enfermagem são uma peça fundamental, pois o hospital não funciona sem esse profissional”, concluiu.

A superintendente do Sindicato Brasiliense de Hospitais, Casas de Saúde e Clínicas (SBH), Danielle Feitosa, também esteve presente e disse que apesar da forte demanda por profissionais, a maioria dos alunos que se formam chegam sem qualificação no mercado de trabalho. “Hoje, os hospitais recebem esses alunos que se formam, mas, infelizmente, eles não conseguem passar nos processos seletivos. O Senac tem formado excelentes profissionais, por conta de sua estrutura”, ressaltou.

De acordo com o SBH, quando reunida a demanda de todos os hospitais da capital do País, são mais de 2 mil vagas abertas para técnicos em enfermagem e enfermeiros. “Hoje, de fato, temos em torno de 2 mil vagas abertas. Poder contar com o Senac é um grande diferencial em nosso segmento. O Senac consegue sim formar profissionais qualificados. Temos uma parceria para a contratação dessas pessoas. Quem se forma no Senac cria oportunidades no mercado”, explicou Danielle.

Fonte: https://www.df.senac.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Leia também:

Sobre o Sindicato Brasiliense de Hospitais Casas de Saúde e Clínicas - SBH

Sindicato Brasiliense de Hospitais, Casas de Saúde e Clínicas

+15 mil empresas representadas no DF