Lucilene Florêncio toma posse com a missão de construir mais três hospitais

Reforçar o atendimento nas UBSs, ampliar a força de trabalho e aumentar o número de equipamentos públicos são prioridades

A saúde pública do Distrito Federal segue sob o comando da médica ginecologista, Lucilene Florêncio. Ela integra a equipe de 29 secretários, que tomaram posse neste domingo (1⁰) e que vão compor o segundo mandato do governador Ibaneis Rocha.

No evento de posse dos secretários, realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, o governador, Ibaneis Rocha, disse que acredita no Sistema Único da Saúde (SUS). “Vamos reforçar o atendimento na rede pública de saúde com a construção de mais duas Upas e mais três hospitais”, confirmou o governador.

Três novos hospitais serão construídos em São Sebastião, no Recanto das Emas e no Guará. Foto: Sandro Araújo – Agência Saúde-DF 

 

Os três novos hospitais serão construídos em São Sebastião, no Recanto das Emas e no Guará. Para a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, esse novo mandato do governador vai ser um recomeço também na Saúde, uma das pastas prioritárias no segundo governo.

Secretária de Saúde do DF, Lucilene Florêncio e a superintendente do SBH, Danielle Feitosa.

“Nesse recomeço, nós vamos buscar a ampliação do acesso da população e aumentar a cobertura de estratégia saúde da família. Para isso, também vamos ampliar a nossa força de trabalho, principalmente nos hospitais”, esclarece a secretária.

 

Segundo Lucilene Florêncio, um dos pilares do atendimento é fortalecer a porta de entrada, o acolhimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). “Vamos trabalhar na recomposição das equipes, aumentar o número de equipamentos públicos e ampliar a estratégia de saúde da família. Porque sendo a porta de entrada, sendo a ordenadora do cuidado, precisa estar fortalecida”, afirma.

Trabalho na saúde pública
Médica de carreira da Secretaria de Saúde desde 1999, quando chegou à capital federal, a servidora Lucilene Maria Florêncio de Queiroz assumiu o comando da Pasta em 6 de junho de 2022. Desde então, reforçou o atendimento nas unidades básicas de saúde (UBSs) com vacinação e testagem; expandiu o projeto Carro da Vacina de Ceilândia para todas as regiões de saúde; e complementou o serviço de cirurgias eletivas com a oferta de mais de 3 mil procedimentos na rede privada.

Desde que entrou em junho, secretária Lucilene reforçou o atendimento nas unidades básicas de saúde (UBSs) com vacinação e testagem. Foto: Sandro Araújo 

 

Lucilene também conquistou a assinatura do contrato regular com o Instituto de Cardiologia e Transplantes do Distrito Federal (ICTDF). Mais barato que os contratos emergenciais anteriores, os serviços vão custar cerca de R$ 186 milhões por ano para realizar 80 cirurgias cardíacas adultas e 23 pediátricas por mês.

A renovação da frota do SAMU foi outra grande conquista. São mais 21 carros novos, todos totalmente assegurados, e que estão rodando desde a última semana de novembro.

Perfil profissional

A ginecologista e obstetra ingressou no serviço público em 1992. Pernambucana de nascimento, trabalhou em Rondônia, antes de fixar residência no DF e continuar construindo sua extensa trajetória tanto na assistência quanto na gestão. Ela é a terceira mulher a liderar a Saúde do Distrito Federal. A médica ocupava o cargo de vice-presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (Iges-DF).

Governador Ibaneis Rocha nomeou equipe de 29 secretários para compor o segundo mandato. Foto: Sandro Araújo 

 

Anteriormente, foi coordenadora de saúde do Gama e do Guará, além de superintendente da Região de Saúde Oeste, que compreende Ceilândia e Brazlândia, onde ficou de 2020 a 2022, e da Sudoeste, que contempla Taguatinga, Samambaia, Águas Claras, Vicente Pires e Recanto das Emas, nos anos de 2016 a 2018. Lucilene também foi secretária-adjunta de Assistência à Saúde, em 2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Leia também:

Sobre o Sindicato Brasiliense de Hospitais Casas de Saúde e Clínicas - SBH

Sindicato Brasiliense de Hospitais, Casas de Saúde e Clínicas

+15 mil empresas representadas no DF