O Sindicato Brasiliense de Hospitais, Casas de Saúde e Clínicas – SBH foi representado pela sua superintendente, Danielle Feitosa, na reunião do CODESE/DF, realizada no último dia 28 de setembro no auditório do SEBRAE/DF. Nessa oportunidade, foi apresentado pela empresa Neoenergia, concessionária de distribuição de energia no DF, o chamado Mercado Livre de Energia, que é um ambiente de negócios onde vendedores e compradores podem negociar energia elétrica voluntariamente, em benefício do consumidor.
A Neoenergia demonstrou as características e vantagens do Mercado Livre de Energia, como a escolha da fonte de energia mais conveniente por empresas consumidoras. Os consumidores livres compram energia diretamente dos geradores ou de comercializadores, através de contratos bilaterais com condições livremente negociadas, como preço, prazo, volume etc. No Mercado Livre de Energia a empresa também fica isenta da cobrança das alterações sazonais das “Bandeiras Tarifárias”. Essa modalidade de comercialização de energia permite uma maior previsibilidade de custos e uma economia média de 35% nas contas de luz para essas empresas.
“O SBH está de portas abertas para disseminar as vantagens apresentadas pela Neoenergia para os filiados. Temos a intenção de promover um evento conjuntamente com a Neoenergia para apresentar aos empresários de médio e grande porte da saúde do Distrito Federal (enquadrados pela legislação como grandes consumidores) essas inovações em relação a energia renovável e sustentável. Vale destacar o papel fundamental que o CODESE/DF tem no desenvolvimento econômico no DF”, destacou a superintendente do SBH, Danielle Feitosa
De acordo com o Ministério das Minas e Energia, a partir de 1º de janeiro de 2024 (Portaria Normativa n.º 50/GM/MME, de 27 de setembro de 2022), 100% das empresas (tarifa do Grupo A) com conta de energia acima (em média) de R$ 5 mil por mês poderão migrar para o Mercado Livre de Energia, o que possibilitará mais sustentabilidade e eficiência energética ao setor produtivo e ao sistema elétrico do país.